Como escolher o absorvente?

A escolha do absorvente é muito pessoal, mas é bom levar em consideração a intensidade do fluxo.

1. Protetor diário – muitas mulheres usam por causa da secreção natural, mas não recomendo deixar a região ainda mais abafada com risco de fungos e bactérias.

2. Absorvente externo – é uma boa opção por ter alternativas para fluxos mais leves ou muito intensos. A troca varia de a 4 horas de acordo com a quantidade de menstruação.

3. Absorvente interno – apresenta variedade de tamanho para cada tipo de fluxo e é usado no interior da v a g i n a. É melhor para usar na água e atividade física. Deve ser substituído a cada 4 horas. Meninas que não tiveram relação sexual podem usar.

4. Coletor menstrual – são feitos de silicone medicinal ou borracha utilizada na produção de material cirúrgico com duração de até 10 anos. Também há opções de acordo com o fluxo. A posição correta é mais próxima da entrada do canal vaginal e não no fundo, como acontece com os outros absorventes internos. Ele pode ser esvaziado a cada 12 horas, dependendo da quantidade de menstruação. Meninas que não tiveram relação sexual podem usar.
São considerados ecológicos.

5. Calcinhas absorventes – absorvem a menstruação e secam rapidamente, sendo mais indicadas para fluxo leve a moderado. São reutilizáveis.

6. Absorvente de tecido – são uma alternativa aos absorventes comuns, ecológicos e sustentáveis.